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Reportagem veiculada no Site www.aclimacaosp.com.br

(1º Semestre - 2002)

À primeira vista, é o bigode de Ionaldo Cavalcanti que denuncia a presença do artista no senhor alto e moreno, de modos afáveis. É um bigode que tem as pontas viradas para cima, o que remete diretamente ao excêntrico Salvador Dalí. Entrando no apartamento de Ionaldo na Rua Correia Dias, no entanto, os sinais se multiplicam, com os muitos quadros espalhados pelas paredes. Entre a fartura de obras pintadas por amigos de São Paulo e do Recife, sua terra natal, estão algumas assinadas pelo próprio Ionaldo: óleos, que sempre levam cores fortes, e alguns bicos-de-pena de técnica preciosista.

Em seus 67 anos, Ionaldo Andrade Cavalcanti alimentou várias paixões artísticas. A primeira delas, ainda criança, foi a história em quadrinhos. A segunda, as artes plásticas, e a terceira, a Música Popular Brasileira. Ao contrário da maioria das pessoas, no entanto, ele foi muito além do hobby nas três áreas. Apesar de ter batido ponto em empregos durante toda a sua vida profissional, nunca abandonou a pintura, transformando-se em um artista respeitado, com inúmeras mostras individuais e coletivas no Brasil e exterior. A quitinete onde há 30 anos funciona o seu ateliê, na região da Bela Vista, recorda ele, foi adquirida com o pagamento de um mural para o Hotel Hilton.

Ionaldo teve mais sorte que muitos artistas que só tiveram seu talento reconhecido tardiamente. Desde o início da carreira, sua pintura figurativa repleta de casas, naturezas mortas e janelas - figura recorrente - estilizadas e coloridas foi admirada. A boa aceitação de público e crítica, no entanto, de maneira alguma significa menos inquietude na alma do artista. "Os quadros nunca saem como eu queria inicialmente. É uma constante insatisfação, e eu sempre prometo que no próximo vou acertar", diz, apontando uma faixa roxa que corta um quadro dominado pelos tons de verde. "Acho que ficou muito forte, me incomoda".

Precoce

O pintor nasceu no Recife em 1933, filho de pai cabeleireiro e mãe dona de casa. Sua veia artística manifestou-se primeiro com os quadrinhos, paixão que da leitura evoluiu para o desenho, na adolescência. Foi quando seu irmão mais velho, jornalista, o apresentou ao mundo artístico e boêmio. Freqüentando locais como o Departamento de Documentação e Cultura, Ionaldo travou contato com intelectuais e artistas como Darel Valença, considerado por ele o maior desenhista do país. 

Em 1948, aos 15 anos, Ionaldo já estava envolvido na organização do 3º Salão de Arte Moderna do Recife, que não acontecia desde 1936. A partir daí, foi criada a Sociedade de Arte Moderna do Recife, e, em 1952, o Atelier Coletivo, com um grupo de 10 a 15 artistas que partilhava o mesmo espaço - uma casa alugada com o auxílio da Assembléia Legislativa -, onde além de desenvolver seu próprio trabalho, ministravam cursos gratuitos à população. Por lá passaram artistas como Armando Lacerda, José Cláudio, Marius, Reynaldo Fonseca, Augusto Reinaldo, Hélio Feijó, Abelardo Da Hora, entre outros. O Atelier Coletivo funcionou até 1958. Naquele ano, Ionaldo, que há algum tempo dividia-se entre a pintura e trabalhos na área de publicidade, ganhou o Prêmio Aquisição do Salão de Arte do Museu do Estado de Pernambuco. 
São Paulo

Em 1959, recém-casado com Zuleide, foi convidado por um amigo a vir para São Paulo participar da reformulação gráfica do jornal Última Hora, de Samuel Weiner. Ficou no jornal até 1964, quando este foi fechado pelo regime militar. Desde 1962, no entanto, o pintor, que mantinha ateliês com outros artistas na cidade, dividia seu tempo entre o jornal e a Editora Abril, onde ficou por 12 anos, na direção de arte das revistas técnicas, e depois de educação. Nesse período, também participou de duas edições da Bienal de São Paulo, em 1969 e 1971. 

De 1974 a 1985, Ionaldo trabalhou como free-lancer e participou de vários salões de arte pelo país, e depois, de 1985 a 1996, cumpriu sua última jornada em uma empresa, trabalhando no D.O. Leitura, um tablóide cultural editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Aposentou-se, mas continuou mais ativo que nunca na pintura. O artista conta que a produção é constante e, se por um lado demora até 15 dias para terminar uma obra, já que usa a superposição de cores, por outro lado está sempre trabalhando em várias telas simultaneamente. Mantém um cavalete no pequeno ateliê da Bela Vista, onde vai praticamente todos os dias, e outro em casa. Com a saída dos dois filhos (o filho é advogado e músico, e a filha, botânica) de casa, o apartamento onde vive há 32 anos com Zuleide ficou espaçoso o suficiente para abrigar um segundo estúdio. 

Super-heróis & MPB

E os quadrinhos, paixão primeira? Apesar das várias atividades paralelas, Ionaldo sempre encontrou tempo para se deleitar com seus heróis e personagens preferidos, de Flash Gordon ao Príncipe Valente. Também dedicou-se à pesquisa e à leitura sobre o assunto. Os resultados dessa dedicação são dois livros que viraram referência para estudantes, profissionais e estudiosos: O mundo dos quadrinhos, lançado em 1977 pela Editora Símbolo, e Esses incríveis heróis de papel , que saiu em 1985 pela Editora Mater. Ao lado de figuras indispensáveis, como Batman ou Fantasma, personagens que estavam em sua memória há muito tempo finalmente puderam ser apresentados aos jovens leitores nas duas obras. Alguém já ouviu falar em O Vingador, de Bob Fuje? Em 2000, sua cobiçadíssima coleção com mais de seis mil revistas foi doada para uma gibiteca em Recife. "É a minha terra, tinha que ir para lá", justifica Ionaldo.

A mais recente paixão, à qual ele se dedica há oito anos, é a compilação de canções de autores de MPB de todos os tempos, de Lupicínio Rodrigues e Cartola a Carlinhos Brown e Antônio Cícero. Dentro de pequenas capas organizadas em ordem alfabética, folhas com as letras, caprichosamente transcritas a mão. Uma parte é fruto de pesquisa, outra Ionaldo tirou da memória. Já estão relacionados mais de cinco mil compositores e 17 mil canções. O artista plástico ainda não sabe o que fazer com o material, mas dali provavelmente sairá mais alguma preciosa contribuição à memória cultural nacional.

Aclimação

A maior ligação de Ionaldo com a Aclimação está no Parque. Há 12 anos, desde o tempo em que trabalhava na Imprensa Oficial, ele habituou-se a acordar às 6h30 para caminhar, rotina que continua seguindo religiosamente. Lá, fez amizades que duram até hoje, alimentadas por muito bate-papo na pista de cooper: Antônio Vituzzo, Luiz Trevelin, Nelson Bavaresco, Archangelo Ianelli, Adão Ishida, João Soto, a maioria deles ligados de alguma maneira às artes. Escultores, pintores, músicos, artistas gráficos. Mal sabem os freqüentadores do Parque que por ali circula todas as manhãs um verdadeiro reservatório cultural. 

Reportagem e texto: Nilva Bianco
 

 

 

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